Por que não sentimos a Terra girar??

  • por

O movimento de rotação do Planeta Terra é importante para a vida e permite que tenhamos condições de sobreviver em nosso planeta. Mas, com os movimentos do planeta em seu próprio eixo e em volta do Sol, deveríamos sentir alguma sensação, não é verdade?? Então, vamos descobrir por que não sentimos a Terra girar.

Crédito: Visual hunt

Por que não sentimos a Terra girar??

Em geral, quando nos movemos a bordo de um veículo, como um ônibus, barco ou avião, percebemos que o mesmo se encontra em movimento. Nosso cérebro registra o movimento mesmo que o veículo se mova em baixa velocidade. Contudo essa mesma sensação não é sentida em relação ao movimento em nosso planeta, mesmo ele se movendo a aproximadamente 1675 km/h.

Pois bem, quando estamos em um veículo, percebemos o seu movimento devido as referências visuais que temos ao olhar para fora, as imperfeições na pista, as alterações na velocidade do veículo. Só para exemplificar, a turbulência que sentimos em alguns voos faz a função de avisar ao nosso cérebro que estamos em movimento, mesmo que não estejamos olhando para fora e estejamos na fase de cruzeiro de um voo.

Crédito: Visual hunt

 

Entendido isso, devemos lembrar que, em relação a nosso ponto de vista no nosso planeta, não existem pontos de referência que permitam perceber o seu movimento nas proximidades. A Lua, o Sol e as outras estrelas permitem que se perceba a rotação da terra. Contudo, a distância que esses corpos celestes se encontram da Terra faz com que a percepção não seja imediata.

Aqueles que observavam os pontos de referência nos tempos antigos entendiam que o que girava em torno da Terra eram, na verdade, o Sol e a Lua. Esse entendimento foi dominante por muitos séculos devido pois assim parecia a eles naquela época.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: A teoria do planeta irmão da Terra

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual):