Por que o céu é azul??

Por que o céu é azul

Olhamos todos os dias para o céu e na maioria das vezes nem paramos para pensar por que ele é azul. Veja hoje nesse artigo: Por que o céu é azul??

Porque é azul, oras!!

Tudo tem uma resposta, claro. A cor do céu é explicada por um fenômeno físico que ocorre em nossa atmosfera, chamado de espalhamento de Rayleigh. A radiação emitida pelo sol é uma luz extremamente brilhante e branca, que também é composta por outras tonalidades de cor, sendo que cada uma delas possui um comprimento de onda diferente.

Quando a luz do sol penetra em nossa atmosfera, atinge o nitrogênio e o oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

Durante esse fenômeno a luz solar se espalha em diversas direções e com várias tonalidades de cor, no entanto, durante esse processo, a cor azul é mais bem definida do que as outras cores, além de que os tons de azul possuem o menor comprimento de onda. Assim, vemos o céu azul, mesmo a luz do sol contendo todas as cores.

Por que o céu é azul

Esse mesmo fenômeno é o responsável pelas cores vermelho e laranja que podemos ver no final da tarde, isso passa a ocorrer devido ao maior caminho que a luz do sol deve percorre até atingir os nossos olhos naquele período do dia.

Um fator importante no fenômeno, como citado anteriormente, é a quantidade de partículas em suspensão na atmosfera. Por essa razão que o entardecer em cidades com muita poluição tende a ter uma cor mais vermelha do que em cidades com menores níveis.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Aproveite e veja também: Roy Sullivan – o homem atingido 7 Vezes por raios

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Só Física, Superinteressante, Fiocruz, Terra