Por que os animais possuem antenas??

antenas

Várias espécies de centopeias, crustáceos e insetos possuem órgãos em suas cabeças que comumente chamamos de antenas, alguns têm apenas um par outros chegam até a terem dois pares delas. Mas você sabe por que os animais possuem antenas ou para que elas servem??

As antenas dos animais

Inicialmente pode-se dizer que as antenas são apêndices localizados na cabeça de vários insetos e crustáceos e são considerados órgãos sensoriais, em geral, fornecendo diversas percepções do mundo externo para os seus donos, entretanto, às vezes elas possuem funções diversas, como veremos a seguir.

O mais interessante desses órgãos é o fato de que eles servem para funções diferentes dependendo da espécie. Na maioria dos animais são órgãos de tato, paladar, olfato ou audição, outros animais também podem sentir o movimento do ar e alterações na temperatura ao redor através de suas antenas. Entretanto, alguns crustáceos as usam para a sua locomoção, alguns insetos sociais utilizam as suas antenas como órgãos de comunicação e os besouros da água tem suas antenas como órgãos respiratórios.

Dessa forma, cada criatura tem uma espécie diferente de antenas. Algumas com estruturas que engrossam ou afinam, em forma de cotovelo ou retas, sendo adaptadas ao uso que a espécie tem para elas.

antenas

Só para exemplificar a importância que esses órgãos tem para os animais temos o caso da borboleta da espécie Monarca. Tal espécie as utiliza para orientação e durante a migração consegue até mesmo compensar o tempo solar. Além disso, essa capacidade permite que a espécie consiga voar até 4 mil quilômetros em uma das jornadas mais conhecidas do mundo animal.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Veja também: O que é um esquema Ponzi?? 

O que é hérnia de disco?? 

O que são animais onívoros??

Fontes: How Stuff Works, Portal Educação