Por que as tatuagens não saem com o tempo?

tatuagens

Ora, se as células que compõem a nossa pele se renovam constantemente, porque então porque as tatuagens não saem com o tempo??

A pele e as tatuagens

A resposta está na composição de nossa pele. Temos três camadas que a formam: a epiderme que fica externamente e que é a única que se renova constantemente. Em seguida, a derme que fica na porção intermediária da pele. E por fim, a hipoderme que é a mais profunda das três.

Quando fazemos uma tatuagem, os pigmentos são injetados através de pequenas agulhas diretamente na derme, assim, os desenhos e palavras ficam livres da ação de renovação das células e permanecem através do tempo, representando aquilo que escolhemos no dia da tatuagem.

Mas então, porque muitas tatuagens acabam ficando borradas ou irreconhecíveis com a passagem de alguns anos? Em geral, quando a tatuagem é feita de forma errada, de forma muito superficial, não atingindo a derme ou com pigmentos de baixa qualidade, ela tende a perder o formato ao longo do tempo. Isso também ocorre quando as células responsáveis pela defesa da pele classificam o pigmento como uma ameaça.

tatuagens

Quer fazer uma tatuagem??

Não custa lembrar também que a procura de um bom profissional para fazer a tatuagem, escolha de um local higiênico, que preze pela correta esterilização de todos os instrumentos utilizados e escolha pigmentos de boa qualidade são muito importantes para se ter sucesso em sua tatuagem.

Claro que a escolha de um desenho ou frase que não cause arrependimentos é também muito importante pois além de não sair com o tempo, a tatuagem exige um procedimento especializado para a sua retirada, sendo que para retirar aquela tatuagem com o nome da pessoa amada depois do final do romance, temos que recorrer à várias sessões especializadas, mas isso é história para outra postagem.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Veja também: Quantos metros de vasos sanguíneos temos no corpo??

Curta nossa Fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Galileu, Top Biologia, Arte no Corpo