Por que a nossa urina é amarela??

  • por

A urina é eliminada pelo nosso corpo em um processo realizado pelos nossos rins para purificação do nosso sangue. Ela possui, normalmente uma cor amarelada. Mas você já parou para pensar por que a nossa urina é amarela?? Então, vamos conhecer a resposta para essa pergunta no artigo de hoje.

A cor

O mais importante para entender o porquê da nossa urina possuir a cor amarelada, é que essa cor está associada aos componentes que se encontram nela e a forma como os nossos rins estão funcionando.

Como dissemos anteriormente, a urina é eliminada do nosso corpo como resultado da purificação do nosso sangue. Assim sendo, essa purificação passa pela eliminação de células chamadas hemácias. Por certo que essas hemácias são eliminadas do nosso corpo quando já se encontram no fim de seu estágio, e quando são eliminadas um dos sub produtos desse processo é chamado de urobilina, que possui a cor amarelada. Então, de forma resumida, esse é o motivo pelo qual a nossa urina é amarela.

Além dessa reciclagem que é feita nas células de nosso corpo, a nossa urina é responsável pela eliminação da ureia, o que é o produto do processamento da amônia pelos rins.

Uma outra questão que é importante entendermos sobre a cor da urina é a sua tonalidade, mais clara ou mais escura. Esse tom geralmente está ligado com a quantidade de água ingerida, e pode ser um bom indicador de que a pessoa se encontra tomando pouco líquido.

Outras cores, outros tons, ou a presença de qualquer alteração na urina pode ser fruto de vários fatores e deve ser objeto de uma consulta médica. Portanto, não se esqueça que o nosso site não é médico e se você notar qualquer sintoma, deve procurar auxílio especializado

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Por que as bananas escurecem na geladeira??Por que cachorro molhado cheira mal??

Fontes: Superinteressante, Alunos Online, MD Saúde, Brasil Escola, Minha Vida, Ativo Saúde, Site de Curiosidades, Revista Saúde, R7