Porque as girafas tem pescoços compridos??

girafa-1024x683

As girafas são os animais mais altos da natureza e possuem uma característica que chama a atenção logo que colocamos os olhos nelas: o seu longo pescoço. Mas você sabe o motivo de ele ser tão comprido??

Apesar de várias pesquisas ao longo dos anos, não se chegou a um consenso sobre o motivo de esses peculiares animais possuírem um pescoço tão comprido. Na verdade, a teoria mais aceita foi formulada pelo naturalista britânico Charles Darwin.

Segundo Darwin existiam girafas com o pescoço comprido e outras com o pescoço de tamanho médio. Todas elas podiam se alimentar normalmente, mas com o passar do tempo, foram ocorrendo secas que faziam com que os vegetais rasteiros ficassem escassos. Isso causou a morte das girafas que não pudessem alcançar a copa das árvores para comer suas folhas.

download (2)

A teoria diz também que os animais foram cruzando entre si, criando uma variabilidade genética que gerou adaptação ao ambiente onde viviam.

Outra teoria que pode explicar essa característica dos animais, é que as girafas possuiriam um pescoço comprido com a finalidade de realizar a regulação do calor de seus corpos.

Alguns pesquisadores ainda revelam que o pescoço desses animais teria crescido devido a uma seleção sexual gradual ao longo de milhares de anos. Tal teoria seria explicada pela preferência das fêmeas pelos machos que tivessem pescoços maiores.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre as girafas 2

Fontes: Noctula Channel, Escola Kids, Gizmodo, Ciência 2.0