5 previsões do fim do mundo que falharam

  • por

Todos os anos surgem pessoas prevendo que o mundo vai acabar, até hoje todas erraram (ainda bem!). Então, no artigo de hoje vamos falar de cinco dessas previsões que chamam a atenção por terem características únicas entre tantas previsões do fim do mundo que falharam.

O montanismo e o fim do mundo

Montano era um religioso que viveu na Ásia no período inicial do cristianismo, na região onde se localizava a antiga Frígia. Ele fundou um movimento à parte do cristianismo nascente que chamou de montanismo, no qual pregava a vinda gloriosa do Espírito Santo e o fim do mundo. Devido às suas pregações, houve um grande cisma no cristianismo da época e, por fim, Montano foi condenado pelo Concílio de Éfeso em 431 d.C.

O retorno de Jesus de William Miller

O ministro batista William Miller previu o retorno de Jesus Cristo e o fim do mundo baseado nas profecias do livro de Daniel. A profecia foi realizada entre os anos de 1831 e 1841 e suas previsões diziam que Jesus retornaria à Terra em algum momento entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Quando a data passou sem que o mundo tivesse acabado, ele alterou sua previsão para 22 de outubro de 1844. William Miller faleceu em 1849, ainda esperando a sua previsão se concretizar.

A previsão de Joanna Southcott

Joanna Southcott era uma inglesa nascida em 1750 que se autoproclamou mística e realizou a previsão de que daria à luz ao Messias. Então, a partir disso, começariam os acontecimentos que culminariam no fim do mundo, em 19 de outubro de 1814. Ela era originalmente metodista e deixou para trás uma misteriosa caixa lacrada, na qual afirmou conter uma série de profecias para o mundo. No entanto, tal caixa não poderia ser aberta até que 24 bispos anglicanos se reunissem para esse fim. A caixa e seu paradeiro permanecem um mistério até o dia de hoje.

Cometa Halley

O cometa Halley passa pela terra de tempos em tempos e mesmo que tivesse sido visto várias vezes antes, sem que nenhuma morte fosse relatada, a sua passagem de 1910 gerou uma convulsão social devido a uma das previsões do fim do mundo mais interessantes de nossa lista. Naqueles dias, passaram a surgir boatos de que a sua cauda estaria gerando um gás venenoso que causaria muitas mortes no Planeta Terra.

Contudo, um dos fatos curiosos sobre a passagem do cometa Halley de abril de 1910 é que Mark Twain, que nasceu em 1835, na passagem anterior do cometa, disse que veio com o cometa e iria embora com o mesmo cometa. Dito e feito, o autor faleceu na passagem do Cometa Halley em abril de 1910.

Efeito Júpiter

John Gribben e Stephen Plagemann eram dois astrofísicos que declararam que, em 10 de março de 1982, todos os nove planetas se alinhariam e isso geraria uma atração gravitacional que causaria um aumento das manchas solares, erupções solares, e terremotos. muitas pessoas, ao contrário do que quiseram dizer cientistas, tomaram isso com uma previsão de fim do mundo e, mesmo que John Gribben tenha ido à público e dito que se tratava de meras suposições, as pessoas não foram convencidas e continuaram a acreditar que o mundo acabaria naquele ano. Na verdade, o fenômeno realmente ocorreu mas com pouca influência em nosso planeta. Por exemplo, calcula-se que a maré alta foi 0,04 mm acima do normal durante o período.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: 4 casos de coincidências impressionantesA previsão do naufrágio do Titanic

Fontes: Listverse, Revista Veja, Panacea Museum, Synonym