Quem foi o primeiro português que habitou o Brasil

  • por

Que o Brasil possuía várias tribos indígenas vivendo em seu território antes de 1500 ninguém duvida. Mas você já parou para pensar quem foi o primeiro português a morar em terras brasileiras?? Então venha conosco e conheça a história de Afonso Ribeiro e sua jornada no Brasil.

O primeiro português a morar no Brasil

Nos primeiros anos da Colonização Portuguesa no Brasil boa parte dos portugueses que aqui chegaram, vinho por ter sido condenados ao degredo. Assim sendo, com o primeiro português que habitou o Brasil não foi diferente, seu nome era Afonso Ribeiro e ele chegou aqui ainda na viagem empreendida por Pedro Álvares Cabral, em 1500. Na mesma viagem também foi deixado em terra um outro degredado do qual não se sabe o nome, apenas especula-se tratar de um homem chamado João de Thomar. O relato sobre os dois homens e encontra-se na carta escrita por Pero Vaz de Caminha.

Afonso Ribeiro foi condenado ao degredo depois de ter sido acusado por um assassinato. De acordo com alguns relatos da época é possível que ele fosse inocente. Outro fato curioso sobre Afonso Ribeiro é que quando viu a frota de Cabral se afastando da praia, ele se apossou de uma canoa indígena e tentou remar até alcançar os navios. Quando viu que era impossível, rezou para que o mar bravo o engolisse, mas este o levou de volta à praia.

A preocupação e a tristeza de Afonso Ribeiro não era para menos, não se sabe ao certo quando outra expedição portuguesa retornaria ao Brasil e se conseguiria encontrar os homens em um litoral tão vasto. Analisando o caso, as chances estavam contra os homens que haviam ficado no Brasil.

A volta para casa

Mas, segundo nos conta Valentim Fernandes, tanto Afonso Ribeiro quanto outro homem ficaram por 20 meses em terras brasileiras e foram resgatados pela expedição de Gonçalo Coelho, em 1502. Por certo, a sua missão foi cumprida e o retorno a Portugal se deu com muitos relatos em sua bagagem.

Gonçalo Coelho

É importante citar que a missão dos homens era conviver com os indígenas até que outra expedição portuguesa pudesse recolhê-los. Ademais, além dos condenados que citamos, dois marinheiros portugueses fugiram das embarcações da frota de Cabral para viver no Brasil. Esses dois marinheiros não retornaram com Gonçalo Coelho, em 1502, e pouco se sabe sobre o seu destino. Contudo, pode-se especular que se integraram com alguma tribo da área, ou foram vítimas de perigos desconhecidos do Novo Mundo.

A Noiva de Afonso Ribeiro, que já tinha casamento marcado, devido ao destino incerto do homem e a desilusão de sua condenação, se tornou religiosa e fez voto de castidade. Outro fato interessante é que boa parte dos relatos desse primeiro português a habitar o Brasil, serviram a Américo Vespúcio durante a escrita do livro “Mundus Novus”.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: 5 filmes sobre a história do BrasilO que eram as Capitanias Hereditárias no Brasil??

Fontes: Folha de São Paulo, Blog do Viteck, O Presente