Pripyat, a vítima do desastre de Chernobyl

cherno 4

Hoje trazemos uma cidade fantasma: a cidade de Pripyat que ficou conhecida por ter sido o palco do maior acidente nuclear da história.

Localização e história

Pripyat fica na Europa Oriental, mais precisamente no norte do território da Ucrânia, próxima da fronteira com a Bielorrússia. Na época em que foi construída e abandonada, pertencia ao território da extinta União Soviética.

Pripyat foi planejada e construída no inicio da década de 70 com o propósito de abrigar os trabalhadores na usina nuclear de Chernobyl que ficava nos arredores da cidade. Era uma cidade florescente que possuía boa infra estrutura de prédios e facilidades que podiam ser fornecidas pelo governo soviético. Inclusive o maior ícone da cidade, sua roda gigante, seria inaugurado no dia do trabalho que se aproximava.

800px-Swimming_Pool_Hall_4_Pripyat

No entanto, todas as perspectivas de um futuro brilhante que existiam para cidade foram abruptamente ceifadas no dia 26 de abril de 1986 quando a cidade teve de ser evacuada às pressas, em consequencia de uma explosão da usina atômica de Chernobyl.

As pessoas saíram apressadamente e não tiveram tempo de recolher todos os seus pertences, assim acabaram deixando para trás  muitos objetos em suas antigas casas. Hoje esses objetos contam um pouco de como era a vida de quem residia lá e divide espaço com a vegetação que está crescendo por toda a cidade, além do musgo e mofo existente nos prédios.

pripyat

pripyat

O acidente nuclear de Chernobyl foi objeto de outro post. Mas, resumidamente, foi por sua causa e da radiação presente na região, que é proibido visitar as proximidades de Pripyat. Aqueles turistas que desejam ir ate o local necessitam de uma autorização especial do governo Ucraniano.

pripyat

Vítimas

Não é possível saber exatamente quantos faleceram em virtude do acidente, pois todas as informações foram muito desencontradas. Entretanto, as estimativas mais negativas dão conta de que aproximadamente 200 mil pessoas perderam a vida nos momentos que sucederam o vazamento nuclear ou perderão a vida nos anos que ainda estão por vir, devido a doenças ocasionadas pelo excesso de radiação.

Estimativas dizem que levará ao menos 900 anos para que a área de Pripyat volte a ser segura para os humanos.Todo esse tempo em virtude da gradativa redução da radiação. Se for realmente assim, demoraremos muito para finalmente vermos uma roda gigante em funcionamento na cidade.

Contraditoriamente, depois de um acidente atômico que deixou uma vasta área totalmente imprópria para a circulação humana e causou mutações em animais e vegetais, a natureza novamente toma o seu lugar em Pripyat. Em meio aos prédios da cidade, cresceram inúmeras árvores que desafiam as construções humanas.

pripyat

Em breve traremos outra cidades fantasmas, mistérios e curiosidades. Aproveite e conheça também outras cidades fantasmas!! assim como tambéma nossa fanpage no Facebook!!

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Fontes: Tecmundo, Cidades Abandonadas, Somatosphere, Labioguia