Qual a identidade de Monalisa??

  • por

O quadro mais famoso de Leonardo Da Vinci é também o que possui mais teorias da conspiração inclusive sobre quem seria a modelo que teria posado para o artista. Vamos conhecer hoje algumas possíveis explicações sobre a verdadeira identidade de Monalisa.

Quem era Monalisa??

Inicialmente, a identidade mais provável e também a mais aceita pelos pesquisadores é a de Lisa Gherardini. Mas quem era ela?? Fontes afirmam que Lisa era esposa de um rico mercador da cidade de Florença e que seu retrato teria sido encomendado por seu marido. Muitos que criticam tal teoria, dizem que na verdade o quadro teria sido pintado em outros locais e que portanto não poderia ser ela a modelo.

Outra possível modelo seria Constanza D’ávalos. Segundo relatos da época, ela seria amante de Giuliano Di Médici que era um importante político da época. Por motivos óbvios, sua identidade não poderia ser divulgado de forma aberta e portanto tais dúvidas teriam ficado para a posteridade.

Contudo, mais recentemente, o pesquisador Silvano Vinceti, presidente da Comissão Nacional de Patrimônio Cultural, afirmou que Da Vinci teria utilizado como modelo uma mulher próxima a Ludovico Sforza, que na época, era o Duque de Milão.

Algumas teorias mais revolucionárias dizem que na verdade da Vinci teria criado o seu próprio auto-retrato com feições femininas. Com o intuito de defender tal teoria algumas pessoas comparam as proporções do rosto de Monalisa com as de um auto retrato feito por Leonardo. Ademais, existe ainda a teoria de que o modelo original da pintura seria Gian Giacomo Caprotti, também conhecido como Salai. Caproti teria sido assistente de Da Vinci durante mais de 25 anos.

Apesar de tais possíveis modelos para o quadro, ninguém pode responder ao certo quem era a mulher com o enigmático sorriso que entrou para história como a Monalisa.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Qual a origem da expressão olho por olho e dente por dente??

Fontes: Superinteressante, A Terra em Marte, Mais Curiosidade, Leituras da História, Mundo Estranho