Qual foi a guerra mais curta da história??

anglo-zanzibari

A história do mundo e do homem possui uma quantidade enorme de conflitos registrados. Alguns longos, com a contagem de uma enorme quantidade de vitimas e outros mais curtos, mas não por isso menos condenáveis. Mas você já parou para pensar em qual foi a guerra mais curta da história??

Algumas guerras chegaram a durar algumas décadas ou até mais de um século, com hostilidades diretas ou com uma série de conflitos esparsos, outras foram mais curtas, mas nenhuma foi mais curta do que a Guerra Anglo-Zanzibari, que envolveu a pequena ilha de Zanzibar, que está localizada no leste da África, e o Reino Unido e durou um período de apenas 45 minutos.

Khalid-Barghash

Zanzibar era uma colônia britânica em 1896, quando o sultão Hamad Bin Thuwaini, que governava o local, faleceu e seu filho Khalid Bin Barghash, herdeiro do trono, assumiu o poder. Devido ao novo governante ser apoiado pela Alemanha que, por sua vez, tinha interesse no local, o Reino Unido exigiu a sua renúncia, com a intenção de que Hamud Bin Muhammad, simpático ao Reino Unido, assumisse o poder.

Reunindo um pequeno exército de cerca de 2500 homens, o sultão declarou guerra contra o Reino Unido em 27 de agosto de 1896. As forças armadas do Reino Unido já se encontravam nas proximidades da ilha e já bombardeou a ilha fazendo com que o sultão assinasse a sua rendição após 45 minutos.

Guerra-mais-curta-da-história

Como saldo do conflito, ocorreram mais de 500 mortes entre o exército Zanzibari e um ferido do lado britânico. O Sultão Khalid Bin Barghash se refugiou na embaixada alemã e depois fugiu do país e Hamud Bin Muhammad assumiu o poder e passou a fazer um governo simpático aos interesses do Reino Unido.

Como curiosidade, além dessa que é considerada a guerra mais curta da história, mais recentemente foi registrada a Guerra dos Seis Dias, entre Israel e uma coalizão formada por Síria, Jordânia, Egito e Iraque dos dia 5 a 10 de junho de 1967 e teve a vitória de Israel.

Até a próxima!!

Fontes: Vix, Contraditorium, Mundo Estranho