Quatro cidades fantasmas e suas terríveis histórias

Namibie_Kolmanskop_02

Olá a todos, somos a equipe do site “O Sabicão” e hoje vamos falar sobre um tema interessante e intrigante, existem varias delas ao redor de todo o mundo e causam diferentes sensações nas pessoas, isso mesmo, agora falaremos sobre as cidades fantasmas e suas terríveis histórias.

Então, quando se fala em cidades fantasmas o que vem a sua cabeça?? Medo do fim da humanidade ou calafrios pelas assombrações que comumente dizem existir entre as construções que não são mais utilizadas?? Quem sabe seria vontade de ver o que os últimos humanos deixaram antes de abandona-las?? Ou simplesmente desejo de conhecer a historia do local?? Muitas dessas sensações costumam ser sentidas quando pensamos nesses locais e para dizer a verdade a vocês, compartilhamos de todas elas.

Por isso, uma cidade fantasma se torna fantasma por vários motivos: seja por perda de poder e importância econômica, como as cidades fantasmas do deserto do Estados Unidos, abandonadas após sua exploração na corrida do ouro ou Fordlândia, no estado do Pará, por contaminações, como Prypriat na Ucrânia, ou por guerras como Varosha na ilha de Chipre.

A seguir a lista, com quatro cidades fantasmas e suas terríveis histórias, começando pela mais famosa de todas:

1. Pripyat, Ucrânia

c44bb143eeb3e986daea3ffb8eda375d

Pripyat-View

Essa foi a cidade que mais sofreu com o desastre ocorrido no ano de 1986 na usina nuclear de Chernobyl.

A cidade de Pripyat se localiza na Ucrânia, quase na fronteira com a Bielorrússia, e juntamente com as cidades de Chernobyl e Poliske foi abandonada no dia 26 de abril de 1986.

Pode parecer contraditório, mas depois de 29 anos do acidente que contaminou milhares de quilômetros quadrados de área, vitimou e desalojou milhares de pessoas, a natureza volta a reinar entre os resquícios da sociedade que ainda existem por lá.

Falamos somente dassa cidade fantasma no artigo: Pripyat, a vítima do desastre de Chernobyl.

2. Varosha, Chipre

cidades fantasmas

Varosha está localizado na cidade cipriota de Famagusta e é um local proibido desde o ano de 1974, quando forças turcas invadiram o norte da ilha. Esse bairro possuía grande apelo turístico e era visitado anualmente por milhares de pessoas de todo o mundo.

Permanece em zona de exclusão até os dias de hoje, entretanto existem projetos de revitalização que podem devolver o local aos seus dias de glória.

Falamos dessa cidade no artigo: Varosha – o balneário fantasma.

3. Fordlândia, Brasil

cidades fantasmas

images

A cidade de Fordlândia se localiza no estado do Pará e foi construída a partir de um projeto criado pelo norte americano Henry Ford. O objetivo principal dessa cidade era produzir o látex para a fabricação de pneus que equipariam os carros produzidos pela montadora.

Entretanto, no final do ano de 1945, o sonho teve seu fim com a desistência por parte da empresa Ford.

Falamos dela aqui: Fordlândia – a cidade de Henry Ford

Aproveite e conheça também um pouco sobre Henry Ford: 7 fatos que você deveria conhecer sobre Henry Ford

4. Oradour-Sur-Glane, França

cidades fantasmas

oradour

Oradour-Sur-Glane foi vítima de uma grande barbárie, das tantas que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, quando as tropas alemãs da Waffen-SS mataram 642 pessoas fuziladas e queimadas em represália a um suposto oficial que teria sido preso e executado pela Resistência Francesa.

Por isso, a cidade permaneceu em ruínas por decisão do governo francês, para lembrar a todos os horrores da guerra.

Já falamos dela aqui: Oradour-Sur-Glane – a cidade fantasma massacrada

Fontes: Blog Cidades Abandonadas, G1, Megacurioso, Urbanghostmedia, Fordlandia Portal de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.