Quem foi Joseph Goebbels

 

joseph-goebbels

A maioria dos regimes totalitários da história mundial tem na propaganda uma de suas bases para a manutenção de seu poder. Com a Alemanha Nazista não foi nada diferente já que para manipular as massas e fazê-los crer que a doutrina aplicada naquela época era a melhor para o futuro, foi necessário que se investisse pesadamente em propagandas de diversos tipos diferentes. O responsável por tal área na época foi Paul Joseph Goebbels. Vamos conhecer hoje um pouco de sua história no artigo de hoje.

Joseph Goebbels nasceu em 29 de outubro de 1897 na cidade de Rheydt. Seus pais tinham a intenção de transformá-lo padre, apesar disso, ele resolveu estudar e formar-se na universidade. Em 1921, obteve o grau de doutor em filosofia, logo em seguida, trabalhou como pregoeiro na bolsa de valores, bancário e jornalista. Tentou a publicação de peças de teatro e romances mas, como também ocorreu com Hitler, fracassou e suas obras não foram aceitas pelas editoras.

Desde 1922, tornou-se um membro do partido nazista, tornando-se em seguida um de seus principais nomes. Em 1926 já ocupava o posto de líder do partido na região de Berlim e foi em tal posto que iniciou a sua carreira na propaganda, pois utilizava tal ferramenta para alcançar as pessoas e incutir em sua mente as ideias do partido nazista e arruinar a imagem dos outros partidos alemães.

O grande salto da carreira de Goebbels ocorreu em 1933, quando o partido nazista chegou ao poder na Alemanha, a partir de então, ele se tornou o Ministro da Propaganda alemão, cargo que ocupou até a sua morte em 1945. Foi nesse cargo que pôde demonstrar todo as suas ideias antissemitas e anticomunistas.

Joseph_Goebbels

Durante o período em que foi o ministro da propaganda, possuiu poderes extensos e iniciou uma sistemática preparação do povo alemão para a guerra. Outro ponto onde teve participação foi a perseguição racial, incutindo ideias de antissemitismo e racismo na mente dos alemães da época, preparando o caminho para a aceitação do Holocausto.

Já em sua chegada ao poder, ordenou a grande queima de livros e boicotes aos comércios e negócios de judeus. Realizou extensa propaganda contra setores da sociedade como por exemplo a Igreja Católica e depois da eclosão da segunda guerra mundial, para incentivar a mobilização total da população.

Triunfo da vontade

O seu ministério produziu filmes e obras publicitárias de diversos tipos diferentes, realizou a censura prévia de todos os tipos de obras cinematográficas, teatrais, livros, programação de rádio e publicações diversas, com a realização dessa censura institucional somente eram mostrado ao público aquilo que convinha ao regime nazista. As obras e propagandas possuíam cunho nacionalista e patriótico, fomentavam a ideia de superioridade da raça ariana e o culto à imagem de Adolf Hitler como um líder forte e infalível, que todos deveriam seguir.

Mesmo quando a guerra já se encontrava em estágio desfavorável para o nazismo e tudo indicava que o desfecho seria conhecido, continuava a demonstrar que as vitórias continuavam a acontecer e tudo estaria sob controle, mesmo que para isso fosse necessário mentir e manipular a opinião pública.

Familie_Goebbels_bei_Hitler

Ao final de tudo, Hitler deixou em seu testamento a ordem para que Gobbels ocupasse o seu lugar, o que foi feito em 30 de abril de 1945, com as tropas soviéticas já em Berlim. No dia seguinte, Goebbels e sua esposa Magda envenenaram seus seis filhos e em seguida se suicidaram. Seus corpos foram parcialmente queimados e enterrados. Em alguns anos, os corpos foram incinerados e finalmente seus restos espalhados no rio Biederitz.

A ele é creditada a frase: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, muito utilizada quando se fala em manipulação de massas.

Até a próxima!!

Veja Também: E se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial??

Naufrágios de navios brasileiros na Segunda Guerra Mundial

A sinistra indústria alemã de processamento de corpos

Fontes: Info Escola, Brasil Escola, DW, UOL, Folha de São Paulo, E-Biografia