Quem foi Percy Fawcett??

ORG XMIT: 200401_0.tif 1911 O então major Percy Harrison Fawcett no Peru, em 1911. (Foto: Reprodução)

Percy Harrison Fawcett – 1911

 

Você já ouviu falar no El Dorado, a maravilhosa cidade de ouro ou no manuscrito 512, que retrata a descoberta de uma misteriosa cidade perdida nos confins do Brasil?? Conhece a história de uma maravilhosa cidade, habitada por uma civilização perdida  que estaria localizada no interior do Brasil?? Vamos conhecer hoje a história de um homem que desapareceu em nosso território na tentativa de encontrá-la.

O Coronel Percy Harrison Fawcett, foi um famoso arqueólogo e explorador britânico, membro do serviço secreto de sua majestade, que já havia viajado e conhecido boa parte do mundo em suas aventuras. Nascido no sul da Inglaterra em 1867 o nosso personagem se interessou desde cedo pela história e arqueologia. Em 1886, ingressou em um regimento de artilharia e foi designado para servir no Ceilão. Em tal local conheceu sua esposa e iniciou a sua carreira de procura por tesouros antigos. Durante a sua passagem pelo serviço secreto, foi treinado na África e desenvolveu suas habilidades de sobrevivência na selva. Baseado em suas aventuras, o escritor Sir Artur Conan Doyle escreveu “Lost World”, conhecido no Brasil como “O Mundo Perdido” e existem vários relatos que dizem que o personagem “Indiana Jones” também foi baseado em suas histórias.

A primeira expedição que organizou ao Brasil foi realizada em 1906, com o objetivo principal de realizar o mapeamento de uma área remota da Floresta Amazônica. Depois dessa, vieram mais seis expedições até 1924, todas buscavam estudar a região, seus animais e plantas. Durante tais viagens, Fawcett entrou em contato com os habitantes da região e com os nativos que moravam nas áreas visitadas. Em uma das expedições conheceu histórias fantásticas que o fascinaram e o fizeram organizar a sua derradeira expedição.

Percy-Fawcett

O fascínio de Fawcett tinha nome: “Z”. Esse era o nome que ele deu a suposta cidade perdida que existiria na região da Serra do Roncador, no estado do Mato Grosso. Algumas histórias que ouviu e investigações que havia feito o fizeram acreditar que tal local existiria e estaria localizado nas proximidades da serra.

Partiu em uma nova expedição em 1925, em companhia de seu filho Jack Fawcett e um amigo dele Raleigh Rimmel, com o objetivo de encontrar o local fantástico que estudara. A todos deixou o aviso de que se não retornasse, nenhuma expedição deveria ser organizada para encontrá-lo.

A expedição iniciou sem incidentes, com Fawcett comunicando-se constantemente com a sua esposa através de telegramas até o mês de maio de 1925. O último registro de sua viagem se deu em 29 de maio, quando o coronel enviou um telegrama para a sua esposa dizendo que seu próximo passo seria a entrada em um território totalmente inexplorado. Segundo o que se sabe, os membros do grupo partiram para atravessar a região do Alto Xingú, sendo que, em algum ponto a partir de então, desapareceram sem deixar nenhum rastro.

Apesar das recomendações de Fawcett, várias expedições de resgate foram organizadas, mais de 100 pessoas perderam a vida durante elas e três expedições inteiras desapareceram sem deixar rastros.

Os anos se passaram e nenhum sinal dos exploradores foi encontrado em nenhum local, as suposições mais pessimistas dão conta de que o trio foi atacado por índios, por animais selvagens ou então, teria sucumbido a doenças comuns na região tropical. Já as suposições otimistas dizem que na verdade Fawcett encontrou o seu El Dorado e não quis ou não pode mais retornar à civilização.

Percy-Fawcett-Ossada

Mesmo nos anos posteriores, várias outras expedições foram à busca de respostas sobre o paradeiro do grupo, todas sem nenhum resultado. Em 1952, os Índios Kalapalos, que foram os últimos a terem contato com Fawcett e seu grupo, declararam que um trio de exploradores foi morto após um desavença entre eles e alguns membros da tribo. Dois mais jovens foram jogados no rio e o mais velho foi enterrado nas proximidades de uma árvore.

A ossada foi recuperada e foram realizados exames de DNA, entretanto, a família do explorador se recusou a fornecer material para confirmar o parentesco, permanecendo o desfecho como um mistério.

Será que Percy Fawcett conseguiu encontrar a sua cidade fantástica ou perdeu sua vida durante a tentativa??

Até a próxima!!

Fontes: