Série Biografia – Quem foi Walt Disney??

 

Walt Disney

Quando se fala em Disney, já se fala em uma das maiores empresas de entretenimento e já se liga diretamente à imagem de um simpático rato que tomou o mundo desde a década de 20: Mickey Mouse. Assim sendo, hoje vamos falar sobre o criador de tudo isso: Walt Disney.

Prazer, Walt Disney

Walter Elias Disney nasceu em Chicago em 5 de dezembro de 1901, entretanto, passou a maior parte de sua Juventude em uma fazenda no estado do Missouri. Era filho de Elias Disney e Flora Call Disney, sua família era muito severa, e assim sendo, acabou imaginando inicialmente que era filho adotivo. Além de Walt Disney, os seus pais ainda tiveram outros quatro filhos: Herbert, Raymond, Roy e Ruth.

Em 1906, quando a Disney tinha quatro anos, a família se mudou para uma fazenda na cidade de Marceline, estado do Missouri. De fato, a mudança se deveu ao fato de que o seu tio Robert havia comprado uma fazenda no local.

O começo no desenho

Sua primeira obra como artista foi ainda na infância quando foi pago para desenhar o cavalo de um médico aposentado, vizinho da fazenda onde morava.

Mas, como nada é tão fácil, teve inicio a Primeira Guerra Mundial. Participou do conflito dirigindo ambulâncias para Cruz Vermelha, após o fim do conflito, retornou aos Estados Unidos onde se matriculou na escola de arte de Kansas City.

O início como profissional

A primeira criação de Disney foi Alice, uma moça que convivia com personagens animados. Depois dela veio Oswald the Lucky Rabbit, contudo, o personagem acabou ficando para empresa Universal Studios após uma briga entre Disney e a empresa.

Foi durante a produção das primeiras animações de Alice que Walt Disney conheceu a sua esposa Lilian Bounds Disney, com a qual casou em 1925. Walt Disney teve apenas uma filha.

download (12)

Mas, e o Mickey??

Com o contratempo e o prejuízo causado pela perda dos primeiros personagens, Walt Disney resolveu que deveria criar um novo personagem, a ideia acabou sendo de um camundongo que deveria se chamar Mortimer Mouse. O nome foi alterado por sugestão de sua esposa, pois ela acreditava que Mortimer era um nome muito formal e Mickey teria mais apelo do público. Por não ter encontrado nenhum narrador altura do personagem que havia criado, Walt Disney resolveu narrar o camundongo Mickey ele mesmo e assim permaneceu até 1946.

Nos anos que se seguiram, o sucesso do Mickey foi crescendo, e com ele a vida de Walt Disney foi se transformando. Além disso, nos anos seguintes Walt Disney produziu ainda vários outros personagens do universo da Disney, Pato Donald, Pateta, Pluto, Minnie Mouse. Ele também produziu vários longas metragens, por exemplo, Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio e Fantasia.

Participando do esforço de guerra, de novo…

Durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney participou do esforço de guerra produzindo desenhos animados tanto para treinamento dos soldados como também para propaganda militar. Também produziu o desenho Alô Amigos, para aproximar os Estados Unidos de países da América do Sul. Neste desenho foi criado o personagem Zé Carioca.

Walt Disney

Acabou criando também a Aliança do Cinema para Preservação dos Ideais Norte Americanos. Uma vez que realizara várias atividades contra o comunismo seus filmes acabaram sendo proibidos na União Soviética.

Depois da guerra

No período pós guerra, acumulou um enorme prejuízo em sua empresa e isso o ameaçava de falir. Acabou jogando a sorte e realizando alguns longa metragens. O primeiro deles foi Cinderela, que acabou sendo um sucesso e salvando os estúdios Disney.

Além das animações, Disney criou também alguns filmes com atores reais a partir da década de 50, entre eles Vinte Mil Léguas Submarinas, A Ilha do Tesouro e Mary Poppins.

Walt Disney

O primeiro Parque da Disney foi inaugurado em 1955, inicialmente, Walt Disney queria chamar seus parques de Village of Mickey Mouse.

Walt Disney morreu em 15 de dezembro de 1966, na cidade de Los Angeles no estado da Califórnia, vítima de um câncer de pulmão. Contudo, existem algumas teorias da conspiração sobre sua morte e que ele estaria congelado criogenicamente.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Viajando para Orlando, Guia dos Curiosos, Além da Imaginação, Biography, Just Disney