Quem foram os reis do baralho??

Large group of playing cards for background.

Todos que já jogaram alguma espécie de jogo de baralho sabe sobre as cartas, suas figuras e seus naipes. No artigo de hoje vamos contar uma história interessante sobre as figuras do baralho: você sabia que os reis, as damas e os valetes representam pessoas reais?? Vamos conhecer um pouco dessa história no artigo de hoje.

Antes de mais nada, é importante dizer que essa história é controversa e encontra muitas pessoas que acreditam que se trata de uma invenção feita recentemente, muito tempo depois da invenção do baralho, outros acreditam que apesar de serem criados com outras intenções, nos dias atuais, as figuras do baralho ganharam essa representação em homenagem às figuras históricas.

coroa

Segundo a história mais aceita, o Rei de Espadas é uma homenagem ao Rei Davi, do Reino de Israel, já o Rei de Copas é objeto de debate, pode ser uma alusão a Carlos Magno ou o Rei Carlos VII da França. O Rei de Ouros é baseado no imperador romano Júlio César. Por fim, o Rei de Paus é inspirado em Alexandre, o Grande.

A Rainha de Espadas foi feita em homenagem à deusa grega Atena. A Rainha de Copas é baseada em Judite, da Bíblia católica. Quanto à Rainha de Ouros, há indeterminação se é realmente inspirada em Raquel, a mulher de Jacó. Já a Rainha de Paus é baseada na deusa Argia, mãe de Argus.

Holger, o dinamarquês

Holger, o dinamarquês

O Valete de Espadas é baseado em Holger, o Dinamarquês, um dos soldados de Carlos Magno. O Valete de Copas é inspirado em Étienne de Vignolles, colega de batalha de Joana d’Arc. O príncipe troiano Hector foi a inspiração para o Valete de Ouros. Por fim, há dúvida a respeito da origem do Valete de Paus: pode ser tanto Judas Macabeu como Sir Lancelot.

Até a próxima!!

Veja também: 7 fatos que você deveria conhecer sobre o Coliseu

4 casos de coincidências impressionantes

Conheça 7 erros de arbitragem da história do futebol

Fontes: Copag, Megacurioso, Superinteressante, Vegas Master