Conhecido como o maior deserto de sal de todo o nosso planeta, o Salar de Uyuni está localizado no sudoeste da Bolívia. Possui uma área de aproximadamente 12 mil km quadrados e está localizado próximo das cidades de Uyuni e Potosí, próximo da cordilheira dos Andes a uma altitude de 3600 metros. Com toda a certeza, um local fantástico, e vamos conhecer um pouco sobre ele no artigo de hoje.
Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni se formou através da evaporação da água dos lagos que existiam nessa região e esse processo resultou na paisagem do deserto de sal que vemos atualmente. É coberto por alguns metros de uma crosta de sal. Além disso, serve como uma fonte de sal, de cobre e possui ainda uma piscina de salmoura que é extremamente rica em lítio. Para se ter uma ideia, o local contém de 50 a 70% das reservas mundiais de lítio. Acredita-se que o Salar contenha 10 milhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas anualmente.
Na maior parte do ano, o local fica seco e é possível observar o mar branco de sal até onde a visão consegue alcançar. Assim sendo, para este passeio recomenda-se a utilização de óculos escuros por que o branco do chão é tão forte que sem a proteção nos olhos fica difícil enxergar a paisagem. Caso você vá conhecer o Salar em uma época de chuva também irá se admirar com a paisagem, pois com água, o deserto é como um espelho que reflete de uma forma incrível o céu e as nuvens.
O deserto de Uyuni é composto por aproximadamente 33 ilhas que são chamadas dessa forma por constituírem-se em pequenas elevações de terra cercada de sal. Por certo, assim como todo deserto, a presença de vegetação e animais é bem precária. Contudo, nessas ilhas, é comum ver a presença de cactos e flamingos em determinadas épocas do ano, o que deixa a paisagem ainda mais encantadora.
Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Curta nossa fanpage no Facebook!!
Fontes: Guia Melhores Destinos, Casal Nômade, Viagem e Turismo, Sky Scanner, Viaje na Viagem, Quanto Custa Viajar