É verdade que os sapos transmitem verrugas??

  • por

Muitas pessoas têm medo de sapos ou os acham asquerosos e com toda a certeza você já deve ter ouvido falar daquela história de que os sapos transmitem verrugas para as pessoas. Mas será que é verdade essa história ou apenas mais uma crendice popular??

A verdade

A resposta para essa pergunta é não, não se pode adquirir verrugas apenas por tocar um sapo, até mesmo porque, as protuberâncias que podemos encontrar na pele dos sapos e que comumente chamamos de verrugas, na verdade são glândulas que contém uma espécie de veneno para a proteção do animal. Ou seja, a crendice popular nunca poderia ser realizada, já que nem ao menos se tratam de verrugas. Por certo, devido a esse veneno que o animal leva em sua pele, em caso de contato com um sapo, deve-se lavar imediatamente a pele para evitar irritações cutâneas.

Esse mito, bem arraigado em nossa tradição, vem de algumas histórias fantásticas contadas pelos nossos antepassados e também de contos de fadas de origens variados. Com o tempo, foi passando de pessoa para pessoa ao longo dos anos, como resultado daquela mesma fórmula já conhecida de lenda urbana. Da mesma forma, a tradição oral traz várias receitas para evitar que as verrugas sejam adquiridas pelas pessoas. Outro mito sobre as verrugas que conhecemos é que se alguém apontar para uma estrela, “nasce” verruga no dedo.

Na verdade, as verrugas são causadas pelo papiloma vírus humano – HPV – e podem ser encontrados em diferentes partes do corpo. São ao todo mais de 80 tipos diferentes de vírus HPV.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Aproveite e veja também os seguintes artigos: É verdade que engolimos insetos durante o sono??

Uma moeda caindo de um prédio pode matar??

Quem foram os reis do baralho??

Fontes: Galileu, La Prensa, Casa de Chá