É verdade que os seres humanos só usam 10% do cérebro??

  • por

Você já deve ter ouvido falar daquela história que que os seres humanos só usam uma pequena parte de seu cérebro, não é verdade?? De acordo com algumas versões, essa pequena parte se resume apenas 10% de toda a capacidade cerebral humana. Mas será que essa história de que os seres humanos só usam 10 por cento do cérebro é verdade ou apenas mais uma lenda urbana?? Assim sendo, no artigo de hoje vamos descobrir essa resposta.

Aqueles 10% do cérebro??

As ciências costumam batalhar contra vários mitos difundidos pelas pessoas, e com toda a certeza, um dos mais famosos é o de que utilizamos apenas 10% de nosso cérebro. A resposta para essa dúvida é: trata-se de mais um mito.

Além disso, normalmente esse mito é difundido com a ideia de que se o ser humano conseguisse utilizar toda a sua capacidade mental ele teria a possibilidade de experimentar uma espécie de capacidade quase sobrenatural. Outro fato que é constantemente divulgado junto com esse mito é o de que algumas pessoas famosas como Albert Einstein, Marie Curie ou Thomas Edison utilizavam maiores porcentagens de seu cérebro e por isso eram tão brilhantes.

A realidade

Segundo especialistas, até mesmo atividades simples como caminhar ou comer já comprovam que mais de 10% das células cerebrais são utilizadas. Para isso, foram realizados exames de imagem em voluntários que se dispuseram a demonstrar como o cérebro de uma pessoa funciona em atividades corriqueiras.

Além disso, vários estudos relatam também que o cérebro humano permanece em funcionamento durante todo o dia controlando funções como os batimentos cardíacos, respiração e metabolismo. E, mesmo durante o sono, várias partes do cérebro permanecem em atividade, pois existem várias atividades do corpo sendo realizadas em conjunto.

Uma origem desconhecida

Mas de onde surgiu essa história?? A resposta não é nada simples pois fontes diferentes dão informações diferentes sobre a origem desse mito. Alguns citam que a informação teria sido dada por Albert Einstein. Outros afirmam que tal história já circulava desde o século XVIII ou XIX e outros ainda afirmam que a informação foi criada por uma dupla de psicólogos em meados no século XIX.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: É verdade que a cenoura melhora a visão??É verdade que o Titanic não afundou em 1912??

Fontes: G1, Superinteressante, BBC, Tribuna de Ituverava, UOL