O que foi o Show Sangrento de Altamont??

  • por

Em 6 de Dezembro de 1969 foi realizado um show que entrou para história da música mundial, infelizmente não pelas melhores razões e que por isso, ficou conhecido como o Show Sangrento de Altamont. Assim sendo, conheça hoje a história desse festival realizaqdo no Autódromo de Altamont, na Califórnia.

Altamont

Os Rolling Stones haviam terminado sua turnê pelos Estados Unidos com grande sucesso e queriam encerrar a sua estada no país com um grande show. Para isso foi planejado um grande festival que reuniria grandes nomes do rock’n roll mundial como: Santana, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Rolling Stones entre outros. Esse festival deveria ser um novo Woodstock.

A diferença é que Woodstock foi planejado e organizado com antecedência e apesar de parecer uma bagunça completa, não ocorreram maiores incidentes. Altamont, ao contrário, já iniciou com grande desorganização. Em um primeiro momento, o festival deveria ser realizado no Parque Golden Gate, em São Francisco, mas os organizadores não receberam autorização. Então, o segundo local escolhido foi o autódromo de Sears Point, mas não foi possível devido a uma disputa pelos direitos do filme Gimme Shelter que seria filmado ali, a escolha seguinte foi o Autódromo de Altamont.

O festival foi gratuito e reuniu cerca de 300 mil pessoas. Durante os shows, ocorreram três mortes acidentais, duas por acidentes automobilísticos e um afogamento em um canal de irrigação. Faltavam banheiros públicos no local e instalações médicas. Outro problema apontado foram os seguranças contratados para realizar o controle da multidão. Para isso foram contratados motoqueiros do grupo Hell Angels e seu pagamento foi 500 dólares de cerveja. Isso só poderia dar confusão, não é verdade??

A bagunça no show

O show dos Stones foi uma bagunça. Toda hora alguém queria subir no pequeno palco, quando estavam tocando, ocorreu uma explosão de origem desconhecida e felizmente não causou vítimas. E em várias vezes, a banda tinha que parar de tocar pois os seguranças estavam batendo em todo mundo.

 

Durante a execução da música Under My Thumb, um rapaz chamado Meredith Hunter tentou subir no palco pela segunda vez durante o show, quando ele foi retirado, sacou sua arma e durante a confusão, um dos seguranças, conhecido como Alan Passaro, esfaqueou-lhe duas vezes. O jovem Meredith morreu em seguida.

A fuga e a mancha na carreira

Sem saber do que ocorria, os Stones continuaram com o show, que continuava violento como no início, com os Hell Angels batendo em quem conseguiam. Logo que encerraram sua apresentação, os músicos correram em meio à escuridão até uma colina onde um helicóptero os esperava.

O show foi um ponto negativo na carreira da banda, gerando enormes críticas por parte da mídia. Alan Passaro foi julgado em 1971 e foi considerado inocente, uma vez que teria agido em legítima defesa. Por fim, o documentário Gimme Shelter foi lançado em 1970 e cobria a turnê que foi realizada no ano anterior nos Estados Unidos.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Mundo Estranho, Blog do Jovino, Folha, History, The Village Voice