Qual o significado da expressão lágrimas de crocodilo??

 

lágrimas de crocodilo

Muitas vezes repetimos expressões populares sem saber exatamente o querem dizer. Uma das expressões mais utilizadas é aquela sobre as lágrimas de crocodilo. Mas, você já chorou lágrimas de crocodilo?? Será que o crocodilo costuma fingir tristeza em alguma situação??

As lágrimas de crocodilo

A expressão chorar lágrimas de crocodilos é utilizada em geral quando queremos dizer que alguém finge tristeza sem realmente estar triste ou tenta demonstrar excessivamente sua tristeza para as pessoas que as cercam. Além disso, essa também é uma expressão muito ligada a chantagem emocional, quando se tenta conseguir algo com demonstração excessiva de tristeza.

A expressão nasceu de uma característica real da anatomia dos crocodilos, uma vez que, quando engolem uma presa, podem ser vistas lágrimas em seus olhos. Entretanto, é claro que os crocodilos não sentem pena de suas presas a ponto de chorar, o que ocorre na verdade, é que ao engolir, o animal acaba tendo as suas glândulas lacrimais pressionadas fazendo com que as lágrimas saiam.

 

lágrimas de crocodilo

Uma lenda que se conta sobre essa expressão, diz que nas margens do rio Nilo, no Egito, poderiam ser ouvidos alguns crocodilos chorando com o intuito de chamar a atenção das pessoas que passavam por ali, para que estas fossem ao seu encontro e em seguida fossem atacadas e devoradas.

Essa explicação sobre essa expressão é uma novidade ou você já conhecia esses fatos que contamos hoje?? Além disso, gostaríamos que você aproveite que já está aqui em nosso site e veja outros artigos listados abaixo. Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Veja também: Qual a origem da expressão olho por olho e dente por dente??

Qual a origem da expressão: Acabar em pizza??

Qual a importância da Lua para o planeta Terra?

Fontes: Terra, Português na Rede, Expressões populares