Por que o símbolo da FEB é uma cobra fumando??

  • por

Se você se interessa pela história militar ou já estudou, pelo menos um pouco, a história da FEB – Força Expedicionária Brasileira, deve saber que o seu símbolo é uma cobra fumando. Mas você sabe porque foi adotado esse símbolo pela força militar brasileira enviada para Itália?? Então, venha conhecer a resposta para essa pergunta em nosso artigo de hoje.

A cobra vai fumar

Nos tempos atuais, a expressão “a cobra vai fumar” ganhou um significado bem diferente do que o símbolo nos uniformes dos pracinhas integrantes da Força Expedicionária Brasileira queria demonstrar. Hoje em dia, essa expressão quer dizer algo que vai acontecer ou que alguma atitude drástica vai ser tomada por alguém.

Em outro contexto também é utilizada para designar alguma confusão ou briga que se desenvolveu entre pessoas ou grupos, ou alguma confusão ou briga que vai acontecer de forma iminente.

Entretanto, em muitos lugares, o ditado ou o símbolo de uma cobra fumando ainda mantém o mesmo significado dos tempos da Segunda Guerra Mundial e da viagem heroica dos membros da força FEB para a Europa.

Só quando a cobra fumar

Pois bem, depois dessa explicação inicial vamos voltar ao símbolo da Força Expedicionária Brasileira, uma cobra fumando um cachimbo. Esse é o momento para lembrar que o ditado explicado acima também é utilizado para representar alguma coisa que é difícil ou impossível de acontecer. Significado parecido ao utilizado em referência a Lua Azul.

Contextualizando a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, podemos observar que o governo Vargas demorou algum tempo para se posicionar entre os aliados e o eixo e foi só depois do ataque aos navios brasileiros pelos submarinos alemães e italianos que o Brasil declarou guerra a Alemanha. Não podemos esquecer que a população da época deu sua contribuição clamando nas ruas pela reação enérgica do governo da época.

Logo depois disso, vieram pressões por parte de países aliados para que o Brasil enviasse um contingente de soldados para atuar nos campos de batalha. Contudo, muitos membros da sociedade civil e parte da imprensa acreditavam que isso não ocorreria. Então, nesse momento surgiu a expressão: “é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil enviar soldados para Europa”, com várias variantes.

Mas a cobra fumou

No entanto, em 2 de julho de 1944 iniciaram os embarques dos primeiros contingentes de soldados que lutariam na Europa. Em seus uniformes, havia a insígnia de uma cobra fumando, uma provocação contra aqueles que não acreditavam que o Brasil pudesse enviar uma força militar para lutar na Europa.

Durante o período seguinte, o exército brasileiro enviou mais de 25 mil homens para o campo de batalha na Itália com o intuito de enfrentar as tropas alemãs. Após colaborar com o esforço de guerra as tropas brasileiras retornaram ao país com muitas histórias de bravura e heroísmo. Naqueles dias o Brasil perdeu 454 combatentes do exército e cinco pilotos da força aérea.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: O que foi a Guerra de CanudosCinco países com mais minas terrestres abandonadas

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Operacional, Incrível História, Forte