O acidente nuclear do submarino K431

  • por

Há um tempo atrás falamos sobre o acidente do submarino nuclear K19, o Widowmaker. No artigo de hoje, vamos falar sobre um outro acidente ocorrido na antiga União Soviética com seus submarinos movidos à energia nuclear, mas em um período posterior da Guerra Fria. Assim sendo, conheça hoje um pouco da história do acidente nuclear com o submarino K431.

Submarino K431

Tudo ocorreu em um local chamado Baía Shazhma, próxima de Vladivostok, local onde ficava uma base naval que era secreta na época. Em 10 de agosto de 1985, o submarino K431 foi levado a tal local com a intenção de realizar reparos e reparos necessários ao seu funcionamento mas, durante as operações, ocorreu um grande acidente.

Após a reparação, a tampa foi colocada incorretamente e devia ser levantada novamente já com as hastes de controle anexadas. Um sistema de proteção deveria evitar que a tampa fosse levantada demais, mas infelizmente o controle falhou e a tampa foi elevada excessivamente causando uma explosão de vapor que jogou a tampa do reator de 12 toneladas a 70 metros de distância.

Com o salto da explosão, ocorreu a morte de 10 pessoas e o ferimento de mais 49. Uma nuvem radioativa que subiu 50 metros no ar e causou uma chuva radioativa de 3,5 km de comprimento. Por causa de tal evento, o local ficou contaminado com cobalto-60 e níveis de radiação que atingiram níveis 16000 vezes maiores do que o normal.

O acontecimento ficou escondido do público até 1993. O local não foi abandonado e na década de 2000, as áreas próximas ainda mostravam níveis de radiação correspondente a aproximadamente 30 a 40 radiografias de tórax por hora. Até os dias atuais, aproximadamente 30000 pessoas vivem em áreas onde recebem níveis não seguros de radiação.

O submarino foi finalmente transformado em sucata em 2010, depois de ficar vários anos ancorado na Baia de Pavlovsk. Por fim, após o acidente, relatos dizem que as proximidades da base foram utilizadas para despejo de lixo nuclear pela Marinha Soviética.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Listverse, RBTH, Johnston Archive