E se a Terra não girasse??

nasaplanetaterra01

O Planeta Terra gira em torno de seu próprio eixo a uma velocidade de 1675 km/h, sendo que cada um de seus giros marca um novo dia. Esse é o movimento conhecido como rotação, sendo muito importante para a vida no planeta. Mas você já parou para pensar o que aconteceria se a Terra não girasse??

Antes de mais nada, devemos entender que a Terra gira devido à inércia e o seu movimento iniciou com a formação do sistema solar. A própria nuvem de poeira e gás que formou o sol e os outros planeta à sua volta, tinha um movimento semelhante.

Sem o movimento de rotação, metade do planeta estaria exposto ao sol e a outra metade estaria em escuridão profunda. No lado escuro, o frio seria insuportável e no lado atingido pelo sol, o calor quase não permitiria a existência de nenhuma forma de vida. O movimento de translação, faria com que cada noite e cada dia durassem 6 meses.

1561

Esses dias e noites de longa duração acabariam matando boa parte da vegetação do Planeta Terra, tanto pela não adaptação das espécies, quanto pelos incêndios. Isso faria com que boa parte das espécies animais se extinguissem com o passar do tempo, devido à falta de alimento. Acredita-se inclusive que a própria vida humana não teria se desenvolvido devido ao clima extremo do planeta. Se a vida humana já existisse e o Planeta Terra parasse de girar gradualemente, os seres humanos que vivessem em locais mais próximos dos pólos sobreviveriam, caso tivessem alimento, pois nesses locais, as mudanças seriam sentidas em menor escala.

Outra característica dessa situação hipotética seriam os enormes furacões e tempestades que se formariam nos locais de encontro entre a luz e a escuridão, pois nesses locais se encontrariam as enormes massas de ar frias e quentes.

Até a próxima!!

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Superinteressante, Revista Galileu