Um tiro dado para cima pode matar alguém no solo??

  • por

Em nosso país, com a violência existente e com a prática de algumas pessoas de dar tiros para o alto, surge uma dúvida interessante: um tiro dado para cima pode voltar e atingir uma pessoa e matá-la?? Assim sendo, vamos conhecer a resposta para essa questão.

Um tiro dado para cima pode matar alguém no solo??

Bem, para responder essa pergunta é necessário saber o ângulo em que a bala saiu da arma e principalmente a parte do corpo o que foi atingida pelo projétil.

A maioria dos especialistas concordam que se uma arma é disparada em um ângulo reto de 90 graus a bala seria disparada atingindo sua altitude máxima e caindo diretamente para o solo. Atingindo uma velocidade máxima de 278 km por hora. Segundo estudos, é provável que isso já fosse o suficiente para perfurar o corpo humano.

Se a bala for disparada em um ângulo diferente, ela perderia menos velocidade pois sua trajetória formaria um arco no céu sem chegar a parar. Além disso, caso atingisse uma pessoa poderia matá-la com maior facilidade do que no primeiro caso. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, um projétil de calibre 38 parte a mais de 1000 km por hora da arma enquanto um projétil de fuzil atinge mais de 3500 km por hora.

Comemoração perigosa

Estatisticamente, na ilha de Porto Rico, onde é muito comum celebrar o réveillon com tiros para cima, 25 pessoas ficam feridas e duas pessoas morrem a cada virada de ano. Outro fato histórico ocorreu com o fim da Guerra do Golfo. Na ocasião, a comemoração tomou as ruas e os cidadãos do Kuwait deram muitos tiros para cima, mas devido a esses tiros, 20 pessoas morreram.

Na Sérvia, Macedônia, Jordânia e em alguns locais dos Estados Unidos a prática é proibida devido ao risco de ferimentos ou morte para as pessoas. No Brasil é crime inafiançável, segundo o artigo 15 da Lei 10.286 de 2003. Para quem comete esse crime, há uma pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa fanpage no Facebook!!

Fontes: Cinco casos impressionantes de Coincidências e É verdade que os sapos transmitem verrugas??

Fontes: BBC, Mundo Estranho, Superinteressante,  Defesa, Saber Atualizado, G1