Tour astronômico no Deserto do Atacama

 

Se você pretende conhecer o Chile e as belezas do Deserto do Atacama, não pode deixar de  fazer o incrível tour astronômico. Para as pessoas que gostam de admirar o céu e as estrelas sem dúvida este é um passeio imperdível. Então, vem com a gente conhecer um pouco sobre o tour astronômico no Deserto do Atacama.

Tour astronômico no Deserto do Atacama

Localizado no norte do Chile, o Deserto do Atacama tem poucas chuvas durante o ano e isso faz com que existam aproximadamente 300 noites de céu aberto nas quais é possível admirar as estrelas de uma forma incrível. Ademais, com aproximadamente 2400 m de altitude, baixa umidade atmosférica e pouca luminosidade artificial é o lugar perfeito para se observar o céu e se encantar com a beleza natural das estrelas. Na verdade, o Deserto do Atacama é classificado como um dos melhores do mundo para realizar esse tipo de observação.

Crédito: ESA/Hubble

Normalmente, a visita aos observatórios são divididas em três partes, sendo elas:

Primeira parte: Introdução ao tema: momento inicial da visita, é quando os guias ensinam os turistas a observar o céu a olho nu, explicam o que pode ser visto sem a ajuda dos telescópios;

Segunda parte:  Sem dúvida este é um dos momentos mais esperados por quem realiza esse passeio. É um momento de manusear os telescópios para observar ainda melhor as estrelas e ver pontos estratégicos que não podem ser observados a olho nu. Nesse momento também vale tirar belas fotos  e curtir a beleza do céu. É o momento de relaxar e aproveitar o máximo possível dessa experiência única. Normalmente os turistas ficam 2 horas observando as estrelas.

Terceira parte: a terceira parte é o fim do passeio,  onde normalmente os guias responsáveis pelo tour levam os turistas a salas aquecidas e oferecem chá, café e chocolate quente aos visitantes para aquecer o corpo depois desse passeio pelo deserto. Enquanto se aquecem, vão conversando e continuando com o que muitos chamam de aula de geografia, relatando o que acharam do passeio, como foi a experiência de cada um.

Quando ir

Em relação à época do ano, não há muito com o que se preocupar, no entanto, deve ser observado o ciclo lunar. Se você está pensando em ir para o Chile fazer este passeio lembre-se de prestar atenção na lua que fará durante os dias que você estará no país. O tour astronômico não acontece nas noites de lua cheia, pois a luminosidade da Lua impede que as estrelas sejam vistas. É importante levar roupas mais quentes, pois o local é um pouco frio durante a noite.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Como foi que a Lua se formou??

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual):  Guia de Destinos, Em Algum Lugar do Mundo, Viajando na Janela, Um Viajante