Triângulo das Bermudas, o local mais estranho do planeta

Um local digno do seriado “Além da Imaginação”, que divide especialistas e nunca foram explicados totalmente os fenômenos que ocorrem por lá?? É claro que falamos do Triangulo das Bermudas.

Localizado no Oceano Atlântico, mais precisamente entre o território dos Estados Unidos, o arquipélago de Bermudas e a ilha de Porto Rico, o Triângulo das Bermudas possui aproximadamente 2 milhões de quilômetros de área.

Triangulo das Bermudas (17)

O que acontece por lá?

Muitas pessoas sabem que o local é estranho, mas não sabem o que realmente ocorre no local, na verdade o mistério existente na área começou a tomar forma mais de 500 anos atrás, quando várias embarcações começaram a desaparecer misteriosamente, depois, mais modernamente, vários aviões também sumiram ou passam por misteriosos acontecimentos.

Ao todo, são relatados mais de 100 desaparecimentos entre aeronaves e navios ao longo dos últimos dois séculos. Certamente, alguns desses casos são mais conhecidos e enigmáticos enquanto outros não chamaram tanta atenção. Apesar de serem realizadas buscas, a maioria deles não teve sua causa descoberta.

Além dos desaparecimentos, merecem menção também vários casos de desorientação grave que foram relatados ao longo dos anos. Em tais casos, eram relatadas bússolas desorientadas e aeronaves e embarcações que se perderam por longos períodos de tempo.

Várias teorias já tentaram explicar os estranhos acontecimentos que se deram na área. Desde ocorrências do tempo e bolhas de gás metano do fundo do oceano até extraterrestres, a seguir trataremos das mais famosas:

Ocorrências do tempo:

Vários pesquisadores creditam os acontecimentos da área a tempestades, furacões ou atividade sísmica, em geral são os pesquisadores mais céticos que fazem tais afirmações.

Contudo, os críticos de tal teoria afirmam que várias ocorrências relatadas se deram quando o tempo era limpo e não havia nenhum relato de tempestade ou tempo severo.

Ocorrências naturais por simples coincidência:

Alguns pesquisadores creditam a uma simples coincidência que os fatos estranhos ocorram nessa parte do globo. Conforme seus estudos, nada de especial ocorre em tal área e poderiam ocorrer em qualquer área.

Essa teoria também é criticada pois a área realmente possui uma taxa muito mais alta de ocorrências do que qualquer área do globo, sendo que a simples coincidência não poderia explicar casos estranhos como o Voo 19.

triângulo das bermudas

Bolhas e emissões de gás metano do fundo do oceano:

Em resumo, essa teoria diz que, em várias ocasiões, o fundo do oceano acaba por liberar metano em forma de grandes bolhas de gás, o que alteraria a sustentação dos navios e aviões em rota, fazendo com que virassem e depois afundassem ou caíssem em estol.

Apesar de testada muitas vezes, comprovada em alguns casos e refutada em outros, também recebe críticas, pois não explica os casos de simples desorientação espacial que frequentemente são relatados na área.

Buraco interdimensional:

Para muitos, o que ocorre no local é fruto de uma falha interdimensional e que em determinadas situações as embarcações e aeronaves desapareceriam em virtude dessa falha. Assim sendo, nessa explicação, tais ocorrências se dariam em épocas onde as duas dimensões estariam mais suscetíveis aos acontecimentos, quando a membrana estaria mais fina.

Essa teoria é refutada por especialistas pois nunca foi provada a existência de outras dimensões. E além disso, alguns casos deixaram rastros, e por menores que sejam não poderiam ser fruto de uma viagem entre dimensões.

triangulo das bermudas 2

Extraterrestres:

Alguns relatos dão conta de acontecimentos que poderiam ser creditados a seres de outros planetas. Entre os relatos de alguns viajantes da região estão: nuvens que perseguem os aviões, luzes estranhas, relatos de objetos voadores não identificados.

A teoria dos extraterrestres foi uma das que ajudaram a popularizar mais ainda os fenômenos da área quando, em 1974, o norte-americano Charles Berlitz publicou o livro “O Triangulo das Bermudas”. Em resumo, essa publicação falava de várias teorias sobre o que ocorre na área, inclusive creditando as ocorrências a nossos visitantes de outros planetas.

Essas foram apenas algumas das teorias que tentam explicar a área e seus estranhos acontecimentos, entretanto, como vocês puderam ver, nenhuma delas é totalmente capaz de demonstrar as causas de forma irrefutável e os teóricos de cada uma vivem de enaltecer a sua teoria e criticar as demais.

bermudas 2

Mas a verdade real nunca foi encontrada, e pelo visto, continuaremos ainda por muitos anos imaginando e criando teorias sobre o que ocorreu com os tripulantes e passageiros de diversas aeronaves e navios desaparecidos.

E para você, o que acontece na área? Qual dessas teorias explica melhor os desaparecimentos e acidentes?? Será que isso é apenas fruto de uma coincidência, ou de eventos naturais?? Ou será que existe alguma coisa lá que não podemos compreender, apesar de todos os estudos realizados?

Até a próxima!!

Veja também: O Mistério do Caso Taman Shud – O Homem de Somerton

O mistério dos caixões que se movem sozinhos

As misteriosas e assustadoras catacumbas de Paris

Fontes: Mundo Estranho, Insanidades Humanas, Café Guru, Youtube, UOL