Os misteriosos túmulos suspensos da China

As sociedades possuem rituais e formas reverenciais de tratar e respeitar aqueles que morrem. Algumas são mais comuns e compartilhadas por muitos povos e outras são restritas a alguns povos específicos. Então, entre essas peculiares, vamos conhecer uma das mais misteriosas, realizada em alguns locais específicos da China pela Tribo Bo. Assim sendo, conheça os misteriosos túmulos suspensos da China.

Túmulos suspensos

Segundo estimativas, a tradição se iniciou mais de 3 mil anos atrás e consiste em pendurar os caixões com os restos mortais das pessoas em montanhas paralelas ao Rio Yangtze, às vezes, em alturas de mais de 400 metros.

Não se tem certeza dos motivos de se realizar o ritual, mas evidências dão conta de que seria para retirar os mortos dos centros urbanos e deixá-los em áreas próximas a água. Isso providenciava que os falecidos ficassem em áreas onde haviam espíritos bons ligados à natureza.

Mas como o caixões chegavam até lá??

Algumas teorias tentaram explicar o porquê de tanto esforço para levar os mortos até locais tão inóspitos, mas não menos misterioso é o modo como aquelas populações fizeram isso.

A principal teoria diz que os caixões foram levados até o local através de cordas. Para sustentar a teoria, foram encontrados restos de cordas e marcas nas rochas acima do local.

No entanto, outra teoria diz que foram construídas algumas rampas e que essas estruturas eram utilizadas para o transporte dos caixões. Críticos dessa teoria dizem que esse método não seria eficiente e seriam necessários muitos operários para a construção, o que seria praticamente impossível se for levado em conta as populações rurais e esparsas da época.

A terceira teoria diz que teria sido construída uma espécie de escada ou andaime para realizar a obra, mas nenhum resquício de tais estruturas foi encontrado no local.

Atualidade

Túmulos suspensos do povo Sagada. Crédito: Kok Leng, Maurice Yeo

Dos centenas de caixões que estavam pendurados nas paredes das montanhas, restam apenas algumas dezenas, alguns caíram devido ao colapso da estrutura que os seguravam e outros, mais baixos, foram furtados pelas pessoas que passavam por lá.

Além da Tribo Bo, alguns outros povos utilizam essa mesma pratica. Um desses povos é o Sagada, residente das Filipinas, que permanece até hoje colocando os seus mortos nas paredes de montanhas.

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: Benjamin Franklin era serial killer??O mistério dos caixões que se movem sozinhos

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): Bom Jardim Notícias, R7, Click Curiosidades, Mega Curioso, Batalha X, Historic Mysteries, CNN