A cidade fantasma tema de hoje, não é propriamente uma cidade fantasma, mas na verdade um bairro de Famagusta, localizada na Ilha de Chipre. Entretanto, isso não diminui a sua importância, conheça hoje a história de Varosha:
Varosha
Durante a década de 70, a Cidade de Famagusta foi um dos destinos turísticos mais procurados do Chipre. Com o número crescente de pessoas que a visitavam, muitos arranha-céus, hotéis e restaurantes foram construídos por toda a cidade para atender a crescente demanda, e todos viam que a fama da cidade foi crescendo, chegando a receber grandes celebridades do cinema e da música mundial, sendo que um dos locais preferidos de todos era Varosha e a sua linda praia.
As pessoas que viviam em Varosha imaginavam que poderiam voltar a suas casas em pouco tempo e acabaram deixando objetos de uso pessoal, roupas, itens de uso doméstico, porta-retratos, fotos, álbuns de família, enfim, quase tudo que tinham. Com a passagem do tempo várias tentativas foram realizadas pela ONU e seu conselho de segurança para que o governo turco devolvesse Varosha ao povo cipriota, entretanto o estado turco permaneceu com distrito em seu poder, descumprindo até mesmo uma das promessas realizadas, de que iria realizar a devolução.
Atualidade
Tanto quanto em Prypiat, na Ucrânia, a natureza retorna aos poucos é o seu lugar tomando conta daquilo que o homem deixou. Só para exemplificar, os prédios que não tem nenhuma espécie de manutenção e acabam desmanchando aos poucos, atualmente podem ser vistos vários desmoronamentos.
Será que algum dia poderemos rever as lindas praias de Varosha sem as restrições impostas pela guerra??
Isto é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!
Curta nossa Fanpage no Facebook!!
Veja também: Oradour-Sur-Glane – a cidade fantasma massacrada, outra cidade que foi vítima da guerra; Fordlândia – a cidade de Henry Ford, a nossa cidade fantasma brasileira; Pripyat, a vítima do desastre de Chernobyl, a mais famosa de todas.
Fontes: G1, IG, Blog Cidades Abandonadas