Os ventiladores assassinos da Coréia do Sul

  • por

Todos os povos do mundo possuem as suas lendas urbanas e superstições, algumas delas são realmente assustadoras e mexem com os nossos sentidos ao menos. Aqui em nosso país conhecemos algumas lendas urbanas interessantes e temos mistérios não decifrados até hoje, mas no nosso artigo de hoje, vamos viajar ao oriente para conhecer uma história peculiar. Assim sendo, conheça agora: os ventiladores coreanos assassinos!!

Ventiladores assassinos

A nossa história se inicia na década de 20 ou 30 do século XX, quando começou a circular pela Coréia do Sul uma notícia terrível de que os inofensivos ventiladores domésticos deixados ligados em um quarto fechado durante muito tempo seriam responsáveis pela morte do seu azarado ocupante.

A história foi longe e gerou um dos mais conhecidos casos de histeria coletiva que se tem notícia. Mesmo hoje, com toda a evolução tecnológica que o país compartilha, pessoas de todas as idades acreditam nessa história. Por isso, os ventiladores são vendidos com temporizador, para que ninguém corra o risco de dormir com o eletrodoméstico ligado e sofra a horrível morte descrita na história que é contada.

Crédito: matsuyuki / Visualhunt / CC BY-SA

Como funciona a história

Mas como é que um simples ventilador poderia causar a morte de um ser humano?? Boa parte das pessoas acredita que os aparelhos consumiriam o oxigênio do cômodo onde estariam em funcionamento, matando por asfixia os seus ocupantes.

Outras pessoas acreditam que o oxigênio seria sugado pelo ventilador, em uma espécie de tornado, deixando o cômodo em uma espécie de vácuo. Ainda existem outros que creem que as pás do ventilador quebrariam moléculas presentes no ar e a partir de então, seria impossível respirar naquele ambiente.

De qualquer forma, a ideia é que o ventilador faria com que o ocupante de um cômodo totalmente fechado com um ventilador acabaria morto por falta de oxigênio algum tempo depois de dormir com o aparelho ligado.

Mas, o que diz o governo??

Para incluir ainda mais um elemento bizarro em uma história já bastante bizarra, o governo sul-coreano reconheceu a ameaça dos ventiladores assassinos como um problema de saúde pública e assim a lenda tomou uma dimensão ainda maior. Um comunicado do Conselho de Proteção ao Consumidor da Coréia do Sul anunciou, em 2006, que as mortes causadas por ventiladores estava entre as 5 principais causas de mortes acidentais no país.

Com a passagem do tempo, e a divulgação pela internet, a lenda se alastrou com maior velocidade no território da Coréia do Sul. No entanto, ela pode ser observada também em locais como o Japão e a Rússia. A mídia sul coreana também não costuma ajudar a reduzir o medo dos cidadãos e veicula notícias sobre supostas mortes causadas pelos ventiladores a descuidados que teimam em “desafiar” o perigo.

Contudo, uma pesquisa recente revelou que a crença na morte pelos ventiladores está se reduzindo entre os mais jovens. Além disso, aos poucos, mesmo os mais idosos estão se convencendo que se trata de uma simples lenda urbana. De qualquer forma, caso você vá à Coréia do Sul, desligue o seu ventilador, vai que os aparelhos de lá são assassinos, não é verdade??

Isso é tudo por hoje e assim sendo, até a próxima!!

Curta nossa nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas postagens!!

Veja também: O misterioso desaparecimento do VARIG 967Epidemia de riso de Tanganica

* Salvo aquelas que são de domínio público, todos os direitos autorais sobre as obras audiovisuais deste artigo pertencem aos seus proprietários.

Fontes (pesquisa e/ou material audiovisual): SOS KPop, Korea Post, Meio Bit, The Atlantic, NBC News