Série fobias: Você tem medo de palhaços??

os-limites-do-humor-8

Olá a todos, hoje vamos iniciar uma série de postagens que vai tocar nos medos das pessoas, falaremos sobre as muitas fobias que temos. O temo de hoje não poderia ser outro: medo de palhaços.

Medo de Palhaços

A escolhida de hoje é muito conhecida, se chama coulrofobia mas é muito mais conhecida como o medo de palhaços.

Os palhaços vestem-se com roupas maiores que o tamanho necessário, fazem uso de maquiagem e narizes vermelhos, alguns contam piadas e histórias ou fazem apresentações sonoras ou musicais, outros fazem suas apresentações em silêncio. Como ponto em como, todos sempre tem a missão de alegrar a sua platéia, seja ela composta de crianças, adultos ou idosos.

medo de palhaços

Mas ao contrário de serem alegradas pela presença desses artistas, várias pessoas chegam a entrar em desespero ao verem um deles. Crises de pânico, falta de ar, tonturas, aumento dos batimentos cardíacos, são relatados.

A mídia e o cinema exploram de forma costumeira esse pavor que as pessoas tem, apresentando, em filmes de suspense ou terror, a figura de um ou mais palhaços assustadores que se aproveitam de sua condição para fazer o mal.

590171017216291

Na década de 80, existia até uma lenda urbana, a lenda da van dos palhaços, que dizia que vários palhaços saiam com uma van ou uma kombi e roubavam crianças em periferias e cidades do interior. Algumas variações diziam que isso acontecia no meio dos shows, outras, que simplesmente aproveitavam de suas fantasias para se aproximar das pessoas.

Existe uma grande quantidade de grupos pela internet que discutem o tema e trocam experiências sobre o medo em comum.

Esse medo dos nossos amigos de nariz vermelho, vem, na maioria das vezes, de alguma espécie de trauma ocorrido na infância ou adolescência, entretanto, muitas vezes as pessoas não gostam dos palhaços simplesmente por não gostar, sem um motivo aparente ou explicável.

E você, do que tem medo?

Até a Próxima, curta a nossa fanpage no Facebook.

Fontes: Megacurioso, Science Blogs

Imagens: Divulgação Smithsonian