Você tem medo de ser punido??

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

87978987987965416625151165615165654910

Desde a infância, aprendemos que existem consequências para nossos atos e decisões e se tomarmos o rumo errado, existe a possibilidade de sermos punidos, enfrentando as consequências de nossos atos. Mas quando o medo de que nossas ações erradas sejam punidas se torna muito exagerado e injustificado, podemos estar sofrendo de uma fobia conhecida com Rabdofobia.

A Rabdofobia é o medo de ser punido de forma severa, e em geral, nasce de uma relação traumática da infância, de uma relação com pais severos, muito questionadores ou controladores. Os pesquisadores avaliam ainda que além do trauma, essa fobia pode nascer também por repetidas ameaças de punição, mesma que elas nunca tenham sido cumpridas.

519814984

Em geral, os sintomas que são apresentados pela rabdofobia são semelhantes a vários outros tipos de fobias que conhecemos entretanto, existe o desespero que toma conta do Rabdofóbico quando a pessoa comete um erro, em seguida, a pessoa começa a pensar no tipo de castigo que sofrerá, em geral, sempre grave e insuportável. Como sintomas verificados durante as crises, podemos citar: crises de choro, tremores, perda de fôlego, palpitações ou batimento cardíaco irregular além de um profundo desejo de fugir.

O medo pode acabar limitando as atividades da pessoa e consequentemente alterar o estilo de vida que a pessoa leva, assim, ela pode parar de realizar algumas atividades por medo de estar errada, pode se sentir inibida a dar a sua opinião e em casos extremos, o medo pode levar a pessoa a isolar-se completamente do resto da sociedade. Em algumas situações, o tratamento médico se faz necessário para a redução dos sintomas e da pressão que eles exercem sobre a pessoa.

Até a próxima!!

Veja também: Você tem medo de ser tocado?? e Você tem medo de palhaços??

Fontes: Psicoterapeutas, Atlas da Saúde, News Rondônia, Curiosidades Nota 10